Você já leu nossa primeira página
Experiências de um Jornal Escolar
Uma proposta
interessante para ser trabalhado com os alunos na Escola é a elaboração e
publicação de um jornal. Foi isso que eu
e minha colega fizemos, mas inicialmente não impusemos como um trabalho ou
projeto, nossa intenção era deixar fluir a ideia entre os nossos alunos, para
isso, a cada aula nossa perguntávamos se os alunos liam algum jornal, e a
partir da ai questionavam o que eles liam ou o que queriam ler, qual o assunto
preferido , e colocávamos a seguinte situação – se vocês elaborassem um jornal
como ele seria? – e encerrávamos o assunto.
Em pouco
tempo quando entravamos em nossas salas de aulas, alunos viam comentar sobre o
assunto e nos questionavam, até que alguns passaram a nos pedirem para fazer um projeto. A nossa ideia era ativar a curiosidade e a
reflexão sobre o assunto, logo tínhamos alunos que queriam ser: repórteres,
chargistas, falar sobre música, esporte, os famosos recadinhos, humor e etc.
Agora
precisávamos organizar a equipe com os interessados e escolher um aluno que
comandasse esta equipe – ele seria o editor chefe. Propusemos que todas as
decisões do jornal como: a linha editorial, o leiaute, a distribuição
de funções e sua publicação deveriam ser
tomadas de maneira democrática onde o editor chefe daria a palavra final, tendo
nós professores como consultores e orientadores.
Resumindo -
foi muito, muito, muito gratificante
para não dizer incrível de ver o que nossos alunos quando motivados são capazes
de fazer – através das ferramentas tecnológicas disponíveis na escola e em suas
casas eles criavam quadrinhos, colunas, textos e envolveram a escola com
concursos, entrevistas internas e externas, publicação de poesias de autoria
dos alunos e muitas outras coisas. O primeiro foi feito em papel sulfite –
frente e verso colorido – 200 exemplares. O segundo foi feito em gráfica modelo
tabloide permitindo 4 paginas e 500 exemplares.
Concluindo – Somando todas as ocorrências o saldo foi
positivo – primeiramente a interação, união, responsabilidade, autonomia,
espírito crítico e auto estima que os alunos conquistaram com o projeto foi
grande – nós professores ganhamos uma
grande ponte de diálogo com os alunos, além de mudança comportamental por parte
dos alunos em sala de aula – o respeito.
Professores: Rosana Morelli e Wanderley da Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário