Portfólio - Relato das Experiências da Elaboração e Publicação de um Jornal Escolar


Você já leu nossa primeira página
Experiências de um Jornal Escolar

Uma proposta interessante para ser trabalhado com os alunos na Escola é a elaboração e publicação de um jornal.  Foi isso que eu e minha colega fizemos, mas inicialmente não impusemos como um trabalho ou projeto, nossa intenção era deixar fluir a ideia entre os nossos alunos, para isso, a cada aula nossa perguntávamos se os alunos liam algum jornal, e a partir da ai questionavam o que eles liam ou o que queriam ler, qual o assunto preferido , e colocávamos a seguinte situação – se vocês elaborassem um jornal como ele seria? – e encerrávamos o assunto.

Em pouco tempo quando entravamos em nossas salas de aulas, alunos viam comentar sobre o assunto e nos questionavam, até que alguns passaram a nos pedirem  para fazer um projeto.  A nossa ideia era ativar a curiosidade e a reflexão sobre o assunto, logo tínhamos alunos que queriam ser: repórteres, chargistas, falar sobre música, esporte, os famosos recadinhos, humor e etc.

Agora precisávamos organizar a equipe com os interessados e escolher um aluno que comandasse esta equipe – ele seria o editor chefe. Propusemos que todas as decisões do jornal  como:  a linha editorial, o leiaute, a distribuição de funções  e sua publicação deveriam ser tomadas de maneira democrática onde o editor chefe daria a palavra final, tendo nós professores como consultores e orientadores.

Resumindo - foi  muito, muito, muito gratificante para não dizer incrível de ver o que nossos alunos quando motivados são capazes de fazer – através das ferramentas tecnológicas disponíveis na escola e em suas casas eles criavam quadrinhos, colunas, textos e envolveram a escola com concursos, entrevistas internas e externas, publicação de poesias de autoria dos alunos e muitas outras coisas. O primeiro foi feito em papel sulfite – frente e verso colorido – 200 exemplares. O segundo foi feito em gráfica modelo tabloide permitindo 4 paginas e 500 exemplares.

Concluindo –  Somando todas as ocorrências o saldo foi positivo – primeiramente a interação, união, responsabilidade, autonomia, espírito crítico e auto estima que os alunos conquistaram com o projeto foi grande – nós professores  ganhamos uma grande ponte de diálogo com os alunos, além de mudança comportamental por parte dos alunos em sala de aula –  o respeito.

Professores:  Rosana Morelli e Wanderley da Costa

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário